Televisão

Júlio Rocha fala de “Enzo” de “Fina Estampa”

O ator diz que Enzo, que podemos ver diariamente na SIC, tocou o coração dos brasileiros. Júlio Rocha regressou aos teatros e deverá voltar em pequeno ecrã ainda este ano. Além disso, revelou estar “apaixonado e feliz”.

Move –  Interpreta a personagem Enzo em Fina Estampa, que está a ser emitida em Portugal. Como foi o feedback da personagem?
Júlio Rocha – Foi maravilhoso, o personagem foi um presente muito especial, a história de amor com a doutora Daniele (interpretada por Renata Sorrah) foi emocionante, tocou o coração dos brasileiros de todas as idades, homens e mulheres, mas tocou tambémo meu. Foi uma excelente experiência trabalhar com José Mayer e com a Renata. Além de serem grandes atores, são também pessoas iluminadas, seres humanos valorosos, que enriqueceram minha alma e meu espírito artístico.

Move – Pode-se dizer que o Enzo é um vilão. Gosta mais de interpretar vilões?
J.R. – Enzo não é um Vilão. Ele tem um mistério mas não é vilão, no penúltimo capítulo da novela, vocês irão descobrir. Ele tem um coração enorme, uma relação de amizade com o pai, que é muito sincera. Ele luta pelos seus próprios sonhos, mas pelo dos outros também, não era egoísta fez de tudo para ajudar a Doutora Daniele.

Move – Até hoje qual foi o personagem que mais o marcou?

J.R. – Na televisão, acredito que o Enzo e no teatro o Capitão Crew de “A Princesinha”- O musical.

 

JRocha_3

 

 

Move –  Já visitou Portugal várias vezes. Que recordações guarda?
J.R. – Vivi momentos inesquecíveis em Portugal, conheci lugares incríveis, artistas valiosos, uma emissora fantástica a SIC, que me recebeu gentilmente de maneira cortez e acolhedora. As pessoas em Portugal são maravilhosas, ganhei até uma avó de coração que mora no Alentejo, se chama Ana Maria, é muito culta, inteligente e carinhosa.

Move –  Acompanha o que se faz na televisão portuguesa?
J.R. – Eu tenho twitter ( @juliorocha_ ), instagram ( juliorochaoficial) e uma página no Facebook, assim que acompanho, conversando com as pessoas através das redes sociais. Acompanho também através dos fãs, recentemente recebi  um telefonema de algumas fãs de Angola!

Move – Gostaria de participar numa novela portuguesa?

J.R. – Claro, sem dúvida, eu adoraria participar de uma novela Portuguesa! Gosto também dos programas de auditório, ao vivo. Quem sabe apresentar um, por uma temporada. Sinto-me muito à vontade como apresentador também, quem sabe um dia …

Move –  Já sabe qual será o seu próximo projeto?

J.R. – Estreia uma série cómica em breve no Brasil chamado PE NA COVA do Miguel Falabella, fiz uma participação ao lado dele e da gloriosa Marília Pera. Possivelmente farei novela em 2013 mas nada definido ainda.Terminei no ultimo domingo, um Musical, em Campos de Jordão, chamado “A Princesinha” e estou reestreando “O Casamento do Pequeno Burguês” de brescht em São Paulo, no Teatro Augusta.

 

JRocha

 

 

Move –  O Júlio estudou em Nova Iorque. Como correu a experiência?
J.R. – Foi uma experiência extraordinária. Além da excelente experiência, dentro de minha profissão como ator, aprendi e exercitei bastante, meu inglês evoluiu bastante. Assisti muitas peças de teatro, conheci pessoas interessantes, fiz alguns curtas-metragem, foi interessante o desafio de interpretar em outra língua.

Move –  Além de novelas, já fez teatro e cinema. Qual o género que mais gosta?
J.R. – Li uma entrevista do Al Pacino que define bem o que eu penso: Ele diz que na TV e no cinema, o ator caminha por uma corda estendida no chão e que no teatro o ator caminha numa corda estendida entre dois prédios. O teatro é diferente de tudo, por que gera mais riscos, muitas vezes dá medo, é um grande desafio, exige disciplina rigorosa… Mas enfim, meu negócio é interpretar, é me comunicar e entreter as pessoas e todas as formas de interpretação me fascinam.

Move –  Recentemente assumiu o namoro com Patricia Gutkoski. Como está a correr a relação?
J.R. – Sinto-me completo, apaixonado e feliz.
Move – O que gosta de fazer nas pausas da representação?
J.R. – Para mim, amo tanto a minha profissão, acho que ficaria direto trabalhando. Mas sempre que posso, gosto de viajar. Esses dias fiz Arvorismo em Campos do Jordão, adorei. Vou ao cinema, teatro, concertos, leio…
Move –  A imagem de um actor é muito importante nos dias de hoje. Que cuidados tem consigo?
J.R. – Uso todos os dias protetor solar, além de  hidratante, de vez em quando passo um condicionador, gosto de perfumes. Pratico diariamente atividade física e tenho uma alimentação equilibrada.