Atualidade

Jogador da NBA assume homossexualidade

O basquetebolista Jason Collins assumiu a sua homossexualidade numa entrevista à revista “Sports Illustrated“, que foi publicada esta segunda-feira, dia 29. Assim, tornou-se o primeiro desportista norte-americano em atividade de uma grande competição fazê-lo.

Collins jogou 12 temporadas na NBA em seis equipas diferentes, tendo representado os Bolton Celtics e os Washington Wizards na presente época. “Sou um poste da NBA de 34 anos. Sou negro e sou gay”, assumiu à publicação.
O atleta, que ajudou a equipa dos New Jersey Nets a chegar à final da NBA em 2002 e 2003, afirmou estar feliz por fazer a revelação: “Não tinha a ambição de ser o primeiro atleta de um grande clube desportivo dos Estados Unidos a assumir e revelar a minha homossexualidade. Mas agora que o fiz, estou feliz por iniciar a conversa”.

Entretanto, o atleta já recebeu várias mensagens de apoio, nomeadamente da Casa Branca, do atual comissário da NBA, David Stern, e do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, cuja filha, Chelsea, era amiga de Collins na Universidade de Stanford, e também da ex-basquetebolista portuguesa da NBA feminina, Ticha Penicheiro.
“É preciso ser um homem forte, com um caráter forte e muita confiança para admitir aquilo que Jason Collins admitiu”, escreveu Ticha Penicheiro no Twitter.

 

 

Foto: Reprodução