Atualidade

Inauguração do Museu do FC Porto

Pinto da Costa concretizou um sonho. O presidente azul e branco inaugurou o tão esperado Museu do FC Porto by BMG, no sábado, dia 28. O líder dos Dragões chegou ao local num carro de 1893, data de fundação do clube, ao lado de Ramalho Eanes e de Ricardo Guimarães, representante do banco brasileiro BMG.

No lóbi do museu o presidente era esperado pelo Bispo D. Januário, que benzeu o espaço, e a artista Joana Vasconcelos, que criou a obra que está exposta no local: Valquíria Dragão. “Para mim é um privilégio e uma honra ter recebido este convite”, afirmou a artista, que se inspirou na mitologia nórdica para criar a obra. “As valquírias sobrevoavam os campos e salvavam os bravos das batalhas. Espero que ajude este clube maravilhoso a ser melhor”, acrescentou. Joana não está habituada a ter obras neste tipo de museus, mas mesmo assim sentiu-se “orgulhosa”.

Durante uma hora e meia centenas de convidados tiveram o privilégio de conhecer em que primeira mão o museu, tendo percorrido todos os espaços, que contam a História do clube. No final, todos pareciam maravilhados com o que viram. “É uma obra fantástica. Não só o FC Porto, como a cidade já eram merecedores de um museu assim. Agora, as pessoas que visitam a cidade têm mais um motivo para a visitar, do ponto de vista turístico até. Era um sonho do presidente Pinto da Costa que se concretizou para o gáudio de todos os adeptos portistas”, refere António Oliveira.

O museu também superou as expectativas de Fernando Póvoas: “Não esperava que fosse tão rico e com tanta criatividade, creio que vai marcar um local de visita da cidade do Porto, porque aqui está a história de um clube que é o emblema da cidade. É uma obra soberba que faltava ao FC Porto, acho que hoje o clube e os seus dirigentes estão realizados”.

Ainda houve quem viajasse de propósito de locais distantes para estar presente neste dia especial, como foi o caso de Jardel. O ex-jogador viajou de Portalegre, Brasil, e revelou estar “feliz” pela FC Porto e confessou sentir “muitas saudades” do tempo em que representou o clube azul e branco. “Sinto o calor e o carinho dos portugueses na rua é como se ainda estivesse a jogar”, disse.

Para Miguel Guedes, o comentador que representa os Dragões no programa “Trio de Ataque”, o museu projeta o clube para o futuro. “Tinha a ideia que estávamos muito por cima e com este museu vamos continuar a estar. A forma como este museu interpreta a história do FC Porto é virada para o futuro. O clube está a aproveitar a sua História e a projetá-la para a frente”, explicou o vocalista dos Blind Zero.

O Museu do FC Porto abrirá as portas ao público no dia 26 de outubro.

 

 

Fotos: José Gageiro