Saúde & bem-estar

Dormir mal contribui para aumento de peso

Estudos científicos já haviam comprovado que dormir mal, não apenas desacelera o ritmo do metabolismo, como faz com que o organismo sinta mais fome, contribuindo para o aumento de peso. Mas os efeitos da insónia interferem ainda mais do que se imaginava nos hábitos alimentares, revela uma pesquisa sueca publicada na quinta-feira pela revista Obesity.

Isso porque a falta de sono é capaz até de afetar os hábitos de compra de alimentos, fazendo com que as pessoas que dormem mal adquiram uma quantidade maior e mais calórica de comida.
Pesquisas anteriores revelaram que a falta de sono afeta a capacidade de tomar decisões e raciocinar no longo prazo. Foi justamente isso o que provocou a curiosidade dos estudiosos. “Nós trabalhamos com a hipótese de que o impacto da privação de sono sobre a fome e a tomada de decisão criaria uma ‘tempestade perfeita’ no cérebro, deixando-o incapaz de evitar compras calóricas impulsivas”, afirma Colin Chapman, neurocientista da Universidade de Uppsala e um dos autores do estudo.