Saúde & bem-estar

Cogumelos em vez de carne

De paladar exótico os cogumelos trazem diversos benefícios à saúde e com o mínimo de calorias.

O ingrediente ganhou destaque depois que a cantora Katy Perry apareceu com a silhueta mais fina e atribuindo a sua elegância aos cogumelos, para logo surgirem outras celebridades, como Kelly Osbourne e Roxanne Pallett, atribuindo as mesmas qualidades ao respetivo fungo.
Os diferentes tipos de cogumelo ajudam a emagrecer, previnem doenças cardiovasculares e ainda controlam o colesterol. Altamente nutritivos e com pouca gordura são ricos em vitaminas, proteínas, fósforo, vitaminas do complexo B, ácido fólico, fibras e outros elementos essenciais à saúde.
Contêm vitaminas do complexo B, essenciais na saúde mental e emocional; proteínas, que ajudam na manutenção dos tecidos; e fósforo, fundamental para os ossos e os dentes. São também fonte de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem o emagrecimento, pois reduzem a absorção de gordura e promovem saciedade.

 

Por apresentarem altos teores de ácido fólico, os cogumelos previnem doenças cardiovasculares e degenerativas, como Alzheimer, e são importantes no tratamento complementar do cancro, lúpus, hepatite e HPV.
Com baixo teor calórico e boa quantidade de proteínas, o cogumelo virou estrela do cardápio como substituto da carne. Enquanto cem gramas de bife têm cerca de 200 calorias e 13 gramas de gordura, a mesma quantidade de cogumelos tem 33 calorias e menos de um grama de gordura. A lista de vantagens não para por aí. O pequenino fungo também é fonte de vitamina D, uma das mais estudadas hoje em dia, e de fibra, o que garante a saciedade, deixando a fome longe por mais tempo.
No entanto, não esquecer que os cogumelos têm proteínas,

mas não têm uma quantidade tão significativa de vitamina B12, como a carne vermelha, o frango e o peixe.
O plano de dispensar todas as carnes e investir em shiitake, shimeji, cogumelos Paris, Portobello, funghi porcini e outros, deve, no entanto, ser apenas seguido por, no máximo, duas semanas.
O cogumelo tem proteínas, mas não tem uma quantidade tão significativa de vitamina B12, como a carne vermelha, o frango e o peixe.