Saúde & bem-estar

Café ajuda a melhorar fluxo do sangue

Um estudo japonês revela que a bebida tem efeito positivo nos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue pelo corpo e reduzindo o risco de inflamações. Consequentemente, contribui com o combate a problemas como um ataque cardíaco ou um derrame cerebral. O benefício, no entanto, não vale para cafés descafeinados.

A conclusão foi apresentada durante o encontro anual da Associação Americana do Coração, em Dallas, Estados Unidos. Os estudo analisou  27 pessoas de 22 a 30 anos que não costumavam tomar café com muita frequência.

Os participantes beberam uma chávena de café com ou sem cafeína. Em seguida, os autores avaliaram o fluxo sanguíneo dos participantes, medindo a circulação do sangue em um dos dedos da mão dos voluntários. Alguns dias depois, os pesquisadores repetiram o teste, mas usando outros tipos de café.

A pesquisa mostrou que os participantes que haviam tomado café com cafeína, durante 75 minutos após consumirem a bebida, apresentaram um fluxo sanguíneo 30% melhor do que as pessoas que beberam café descafeinado.

O coordenador do estudo, Masato Tsutsui, da Universidade de Ryukyus em Okinawa, no Japão, explica que ainda não está completamente claro de que forma o café interfere nos vasos sanguíneos, acreditando que quando a descoberta for feita, os pesquisadores poderão elaborar novas estratégias para o tratamento de doenças cardiovasculares no futuro.