Saúde & bem-estar

Alga combate osteoporose

O arroz não é único ingrediente omnipresente na culinária japonesa. Na preparação de temakis e sushis também não podem faltar as algas, usadas para envolver bolinhos e cones. Com a popularização dessas duas especialidades há um número crescente de pessoas a consumir algas, que são benéficas à saúde.

As algas contêm minerais, como cálcio, ferro, iodo, magnésio e fósforo; fibras solúveis; vitaminas A, C, E e B12 e aminoácidos essenciais, segundo Laila Correa, coordenadora de nutrição do Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro.
Incluído na alimentação, o ingrediente ajuda a suprir a necessidades do corpo humano e garante não apenas saúde, mas também beleza a quem os consome. Os japoneses acreditam que são as algas que mantêm os seus cabelos fortes e brilhantes.

As algas também são indicadas para evitar e combater disfunções. A oferta de cálcio pode prevenir uma série de doenças ósseas, como a osteoporose. Outro alvo é excesso de peso. O benefício é produzido pela presença das fibras, que aumenta a sensação de saciedade e previne a constipação intestinal, e pelo baixo teor calórico.

As fibras também são importantes para diminuir o colesterol mau, o LDL, enquanto o iodo ajuda a manter o bom funcionamento da tiróide.

O alimento também constitui uma das únicas fontes vegetais de vitamina B12, cuja falta pode ter impacto no sistema nervoso, provocando défice de atenção, concentração e problemas de visão, além de provocar um tipo de anemia.